“Prémio Ambiental ZFI” entregue em 2010

21 de Maio de 2010

- A Zona Franca Industrial tem feito uma grande aposta na vertente da Qualidade. Que passos têm sido tomados?
- Sempre tivemos a noção de que, para além do regime de benefícios fiscais, único em Portugal, o parque industrial teria de primar pela qualidade em todas as suas vertentes. Só assim poderíamos fazer com que contribuísse de forma relevante para a modernização e diversificação da economia regional.
Foi, pois, colocada grande atenção no planeamento e construção das infra-estruturas do parque industrial, assim como na respectiva manutenção e conservação, de modo a conferir-lhe elevados níveis de operacionalidade.
Face à importância que atribuímos às questões ambientais, foram introduzidas gradualmente um conjunto de práticas na gestão global da ZFI que nos permitiram iniciar o processo de certificação de qualidade ambiental em Maio de 2007.
Em Março de 2008 o Sistema de Gestão Ambiental da ZFI recebeu a certificação NP EN ISO 14001:2004, facto que traduz um compromisso com a preservação do ambiente, de relevância, julgamos, para todos os "stakeholders" da ZFI, nos quais se incluem os investidores e os seus clientes, os trabalhadores das empresas em operação, a população do Caniçal e a própria Região Autónoma. Neste domínio, foi decidido instituir o "Premio Ambiental ZFI". Este prémio será entregue em 2010 pela primeira vez.

- Em que consiste esse prémio ambiental?
- O prémio procura distinguir aquelas empresas que mais fizeram para melhorar o seu impacte no ambiente, no âmbito da afectividade na ZFI. Tem uma componente de avaliação contínua, através da qual é aferido o desempenho ambiental ao longo do ano, sob várias perspectivas - desde o tratamento dos efluentes, até o modo como são seleccionados e acondicionados os resíduos sólidos produzidos, entre outras. Tem também uma componente facultativa que visa encorajar as empresas a adoptarem medidas que conduzam a melhoria do seu registo ambiental. Espera-se que possa servir também de incentivo para que, desta forma, procurem afirmar a sua qualidade perante o seu público alvo e as suas partes interessadas.

- Como tem sido a evolução em termos de adesões e quais as perspectivas de futuro?
- A ZFI tem registado uma tendência crescente do seu nível de actividade, como atestam as estatísticas apuradas, quer quanto aos montantes cometidos pelas empresas aos seus investimentos - como comprovam os mais de 184 milhões de euros investidos no parque -, quer no que concerne às áreas de plataformas ocupadas pelas 50 empresas em operação, que ultrapassam os 240 mil m2.
Estamos confiantes quanto à qualidade intrínseca da ZFI para continuar a acolher investimento industrial ou de logística, embora reconheçamos que um maior ou menor afluxo de investimento à ZFI depende do evoluir do crescimento económico.
Uma coisa podemos garantir: o nosso total e absoluto empenho em dar continuidade ao trabalho de melhoria das condições e soluções disponibilizadas aos actuais e potenciais investidores na ZFI. Esta é, aliás, a prioridade central do nosso funcionamento.

in Diário de Notícias – Suplemento “Qualidade 2010” – 20-05-2010

Voltar ao topo
Pesquisa avançada
 
Pesquisar
Pesquisa avançada

Desenvolvido pela Arkikstudio