Empresas certificadas aumentam na RAM

21 de Outubro de 2008
Retrato de administradoradministrador

Região já tem massa critica em matéria de Qualidade

De uma forma geral, e no seu sentido mais genérico, a implementação dos Sistemas de Gestão da Qualidade na Região, e posterior certificação, tem vindo a aumentar nos últimos anos.
Quem o afirmou foi Carla Candeias, presidente da direcção regional da APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade, que considera que «neste momento já se falou muito na parte teórica e que devemos avançar para a apresentação de casos práticos, para que as pessoas perceberem na prática como é a sua implementação e possam ouvir de outras organizações as vantagens que tiveram com a implementação destes tipos de sistemas». Aliás, confidenciou, este é um dos objectivos das Jornadas Regionais da Qualidade, até porque «todos os casos práticos apresentados são da Região e, como tal, já temos massa critica suficiente para divulgar e mostrar».

Além disso, revelou ainda Carla Candeias, a realização destas Jornadas «serve ainda para a criação de um grupo dinamizador sectorial dentro da estrutura da APQ para a área da Responsabilidade Social, que é uma nova área emergente na Região». Quanto à evolução da Região em matéria da Qualidade, e como atrás já foi referido, tem havido «um aumento do número de entidades que se certificam». No entanto, «tem-se também verificado uma aposta mais variada nas áreas em que é possível se fazer uma certificação», acrescentou Carla Candeias.
 
Segundo adiantou, além dos Sistemas de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001, tem sido crescente «a certificação na área ambiental e na da higiene e segurança no trabalho». «Temos depois certificações mais específicas de cada área do negócio, onde a implementação dos sistemas de segurança alimentar tem mais peso, até porque a aplicação do sistema é obrigatório por lei», referiu adiantando que neste capítulo estão já certificadas na Região 3 empresas no âmbito do HACCP - DS 3027 E:2002 e duas no âmbito do ERS 3002 para a restauração.

Quanto aos restantes números, de referir que até o passado dia 12 de Outubro certificaram-se este ano na Região 10 entidades no âmbito dos Sistemas de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001:2000 (totalizando 135 empresas) e uma de acordo com os critérios da norma ISO 14001:2000 para os Sistemas de Gestão Ambiental, perfazendo 13 empresas.

Suplemento da Qualidade
JM 
 

Voltar ao topo
Pesquisa avançada
 
Pesquisar
Pesquisa avançada

Desenvolvido pela Arkikstudio